top of page
Search
  • Writer's pictureAdm JCSM

Um Pouco de São Lourenço

Updated: Apr 18, 2018

Um pouco da nossa cidade-sede esse ano, São Lourenço, situada no Sul de Minas Gerais.

.

Ao sopé da Serra da Mantiqueira, está uma das mais encantadoras cidades do sul de minas: São Lourenço. Considerada a maior e a mais jovem estância hidromineral do país, sua grande atração é o Parque das Águas. As seis fontes de água mineral, cada uma com propriedades medicinais curativas, são ideais para quem deseja cuidar da mente e do corpo. Para descansar, o Balneário oferece banhos relaxantes e desintoxicastes.

Os visitantes podem conhecer a cidade através de passeios a cavalo, charretes ou do Trenzinho da Alegria.

São Lourenço é tem um comércio variado. Boas compras podem ser feitas nos centros de artesanato - como a Feirart, o Caminho de Artesanato Rural e a Aldeia Vila Verde - e nas galerias, onde se degustam deliciosos queijos, doces, biscoitos, mel, balas, cachaças e licores.


Riquezas Minerais e Naturais


O Memorial Tancredo Neves, na Casa da Cultura instalada na antiga Estação Ferroviária, uma exposição de fotografias conta a história da cidade através de antigas fotos. Um fantástico acervo das obras do surrealista Salvador Dali pode ser apreciado na Fundação Cima's - famosa em todo o Brasil pelo cultivo de plantas medicinais. O templo Sociedade Brasileira de Eubiose, a histórica Ermida Senhor Bom Jesus do Monte, o Horto Municipal e o “Trem das Águas” - uma Maria Fumaça que percorre 14 Km, de São Lourenço a Soledade de Minas - são atrativos que enriquecem a visita a São Lourenço.


O local onde hoje está o Parque das Águas fazia parte de uma grande fazenda conhecida pelo nome “Bomba”, de propriedade de João Francisco Viana. Um dos filhos do proprietário tinha o costume de percorrer a propriedade em busca de caça. “Foi em uma das andanças pela fazenda que encontrou a nascente de uma água cristalina que “fervia” no lodaçal. Provou a água. Achou-a de “sabor diferente, ácida, agradável”. Passou a fazer uso freqüente daquela água. Logo se criou a fama de água curadora, fama que se espalhou e, de toda a redondeza, ia gente fazer uso da água do “sítio do Viana”. A fama foi aumentando sempre”.  (Waldemar A. Barbosa)

No ano de 1890, o Comendador Bernardo Saturnino da Veiga adquiriu o terreno onde estavam as fontes de água mineral e, com a autorização do governo do Estado para a exploração das águas, organizou a Companhia das Águas Minerais de São Lourenço.  Um ano depois, surgiu uma capela em homenagem a São Lourenço e obras de melhorias no local começaram a ser realizadas como a captação de água, o leito do Ribeirão de São Lourenço foi retificado removendo-o da base do morro, onde se acham as fontes. Na primeira década do século XX, foram feitas captações de novas fontes, obras de saneamento e urbanização com jardins, balneários e pavilhões para abrigar as fontes.  Só em 1927 é que se cria o município de São Lourenço.

Uma série de eventos enriquece o calendário da cidade: o Encontro Nacional de Corais, o Encontro Nacional de Automóveis Antigos, o Campeonato Brasileiro de Balonismo, a Feira Mineira de Artesanato Rural e muitos outros.

Portanto, não há dúvida. São Lourenço é, de fato, o lugar ideal para quem deseja descanso meio a uma das cidades turísticas mais animadas e agradáveis do Estado.

1 view0 comments
bottom of page